Desenvolvedores: Os profissionais que aceleram a transformação digital
A transformação digital têm mudado e muito a forma como as organizações agem, são estruturadas e fazem negócios. O ambiente corporativo precisa estar aberto não apenas a novas ferramentas, mas a novos profissionais que ganharam mais força e presença no mercado empresarial.
A onda tecnológica vem tornando o papel de profissionais de TI cada vez mais essenciais nas empresas. E não falo apenas de organizações puramente ditas como de criação e desenvolvimento de software. O mundo desses profissionais se expandiu e hoje eles são o diferencial para impulsionar o um negócio, melhorar a presença da empresa no mundo digital e oferecer mais valor em termos de produto, serviço e atendimento.
Eles representam a uma parte importante no quebra-cabeças organizacional, ou seja, se hoje uma empresa deseja se destacar é preciso que esteja ligada intrinsecamente com as novas tecnologias e profissionais emergentes.
Dentre os profissionais que mais tem ganhado espaço é o desenvolvedor (DEV). Ele tem se consolidado no mercado e cada vez mais diferentes empresas, desde startups a grandes corporações, necessitam de um DEV ou mesmo um time composto por eles.
Só para você ter um ideia, hoje somam-se quase 22 milhões de DEVs no Mundo, de acordo com pesquisas feitas pela Evans Data Corporation e IDC (International Data Corporation), considerando ano de 2018. A estimativa é que até 2022 esse número chegue a 27 milhões.
Toda essa multiplicação no mercado fez com que surgisse também a necessidade das empresas saberem se relacionar com DEVs e vice e versa.
Um bom squad multidisciplinar, combinando desenvolvedores, devops e demais profissionais, pode causar grandes mudanças em uma empresa, especialmente quando estamos falando de eficiência operacional, fluidez na comunicação, redução de custos com TI e satisfação de usuário, e claro, combinando com entregas de valor constantes!