Desenvolver um software não costuma ser uma tarefa fácil e exige um grande conhecimento sobre programação, além de tempo investido. Sabendo disso, diversas empresas constroem plataformas que permitem elaborar um programa utilizando o mínimo de código possível.
Isso diz respeito ao conceito de low-code. Através do uso de uma interface gráfica, plataformas criadas seguindo essa filosofia reduzem o tempo de desenvolvimento e o conhecimento necessário para a produção de um software.
Para o desenvolvimento de jogos eletrônicos, existem as engines, também conhecidas como motores de jogos. Elas são plataformas low-code que visam simplificar o desenvolvimento, tomando para si as responsabilidades de renderizar os gráficos, calcular a física, oferecer suporte a diversos outros requisitos de um game e diversas ferramentas que agilizam o processo.
Dentre os motores mais conhecidos estão: Unreal Engine (Final Fantasy VII Remake, Crash Bandicoot 4), Unity (Fall Guys, Genshin Impact), Game Maker (Hotline Miami, Shovel Knight), Source (The Stanley Parable, Portal 2), RAGE (GTA V, Red Dead Redemption 2), Frostbite (Dragon Age Inquisition, Battlefield 5), Havok (No Man’s Sky, Dark Souls, Zelda: Breath of the Wild) e CryEngine (Prey, Warface). Eles podem ser gratuitos, pagos ou até mesmo de uso restrito, onde apenas a empresa criadora pode utilizá-la.
Em 2020, a desenvolvedora Media Molecule lançou um sistema completamente gamificado para o PlayStation 4. O projeto, chamado Dreams, deu a muitos gamers a oportunidade de experimentarem uma plataforma Low-Code e também criou uma comunidade de criadores “semi-profissionais”. O servidor do Dreams permite que você viage no meio de todas as criações e experimente o quanto quiser.
Quer aprender a fazer um jogo como este? Continue lendo o artigo!
Mãos a obra
Neste artigo, você aprenderá a como desenvolver um jogo 2D de plataforma, utilizando a licença gratuita da engine Unity.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine API Playbook para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.