Publicando o seu Portal de Desenvolvedores com APIs com Backstage em 50 minutos
O Spotify possui uma plataforma de código aberto chamada Backstage. Aprenda a utilizá-la para poder construir um portal de desenvolvedores e publicar documentações.
Nos últimos anos, a temática da experiência do desenvolvedor, também conhecida como Developer Experience (ou DX), tem ganhado destaque no mundo da tecnologia. Uma das abordagens que têm se destacado é o Internal Developer Portal (IDP), ou portal do desenvolvedor interno, uma ferramenta interna que visa simplificar as complexidades operacionais, permitindo que os desenvolvedores foquem mais no próprio desenvolvimento de negócios.
Mas por que estamos discutindo o IDP em um contexto relacionado ao Backstage? O Backstage é uma plataforma aberta desenvolvida pelo Spotify que se apresenta como uma plataforma aberta para a construção de portais de desenvolvedores. Isso começa a fazer sentido agora, certo? O Backstage pode ser utilizado para construir seu próprio IDP, tornando o desenvolvimento mais eficiente e centrado no negócio.
Se você está interessado em melhorar a experiência do desenvolvedor em sua empresa e deseja conhecer mais sobre como o Backstage pode ser uma solução eficaz, continue lendo para descobrir como essa plataforma pode acelerar o desenvolvimento, melhorar a qualidade e a segurança do código e simplificar o gerenciamento de serviços.
Como funciona o Backstage?
O Spotify possui uma plataforma de código aberto chamada Backstage, capaz de unificar todas as suas ferramentas de infraestrutura, serviços e documentação para criar um ambiente de desenvolvimento integrado de ponta a ponta na forma de um portal de desenvolvedores. Através de uma estrutura baseada em um catálogo de software centralizado, o Backstage restaura a ordem em seus microserviços e infraestrutura e permite que suas equipes de produtos entreguem código de alta qualidade rapidamente, sem comprometer a autonomia.
O Backstage possui alguns “setores” que dividem algumas responsabilidades:
Backstage Software Catalog para gerenciar todos os seus softwares, como microserviços, bibliotecas, pipelines de dados, sites e modelos de ML.
Backstage Software Templates para iniciar rapidamente novos projetos e padronizar suas ferramentas de acordo com as melhores práticas da sua organização.
Backstage TechDocs para facilitar a criação, manutenção, busca e utilização de documentação técnica, adotando a abordagem "documentação como código".
Além disso, há um ecossistema em crescimento de plugins de código aberto que ampliam ainda mais a personalização e funcionalidade do Backstage.
Aqui neste artigo, você poderá encontrar um guia passo-a-passo de primeiros passos para poder começar a usar a ferramenta e construir um portal de desenvolvedores com uma documentação, ou seja, o foco será no setor TechDocs.
Para consultar a documentação completa da ferramenta, visite Backstage.io
Vamos lá:
Requisitos para o Backstage:
Sistema Operacional:
Windows 10 ou superior (usuários do Windows)
macOS 10.13 (High Sierra) ou superior (usuários do Mac)
Distribuição Linux compatível (por exemplo, Ubuntu, Debian, CentOS, etc.)
Software Necessário. Siga as instruções indicadas para seu sistema operacional:
Node.js e NPM (versão LTS recomendada): Baixe em https://nodejs.org/
Git: Baixe em https://git-scm.com/
Docker: Baixe o Docker em https://www.docker.com/get-started
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine API Playbook para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.